Friday 18 January 2008

Transporte

Acho que de varios aspectos, um dos que achei mais interessantes aqui em Belgrado foi o transporte publico. No Rio soh temos onibus. Onibus esses que colocam a "cereja no sorvete" do jah estragado transito carioca.

Pois entao, aqui em Belgrado eles tem onibus, micro-onibus, bondes e onibus eletricos. E sim, caso voces estejam se peguntando, eles tambem sao a "cereja no sorvete" do transito caotico aqui de Belgrado, hehehe. Mas eu amo o transito caotico daqui.

Slavija: provavelmente o cruzamento mais caotico de Belgrado: onibus, trolleys, trams e carros vindos de 5 ruas diferentes, e dando a volta na praca central. Eh tambem um dos meus pontos de encontro preferidos :)


Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes:


Onibus - a.k.a. autobus, ou bus

Os onibus aqui em Belgrado sao muito diferentes dos do Rio. Obviamente eles nao tem a carroceria absurdamente alta como os cariocas: sao mais largos e o espaco interno eh bem mais otimizado, pois soh algumas cadeiras sao em pares. Sobra entao bem mais espaco pro povo se movimentar (quando o onibus nao estah cheio) e, obviamente, bem mais espaco pra entulhar passageiros (nos horarios de hush. Ou nao).

Mas o mais inteligente dos onibus daqui, comparando com os do Rio, eh que eles tem sempre, no minimo, 3 portas duplas e todos, sem excessao, tem espaco pra usuarios de cadeira de rodas. Achei o maximo isso.

Os onibus aqui se subdividem em 2 categorias: os normais, compostos de 1 carro soh (que podem ser do tipo "sucatao iugoslavo" ou novos)...


... e os duplos (tambem na modalidade sucata e novo), que sao compostos por dois carros, "emendados" por uma ligacao sanfonada.

Duplo e sucata

Duplos novos

Eu gosto desses.
Na verdade, o mais divertido desses onibus duplos sanfonados eh viajar no meio deles, bem na "sanfonacao", hehehe. Eh como viajar na emenda de vagoes do U-Bahn, na Alemanha: tem uma especie de plataforma giratoria - que eh o que permite que o onibus duplo faca as curvas - e viajar em peh sobre essa plataforma eh garantia de viagem emocionante

Sanfona

Diferentemente dos onibus do Rio, os onibus aqui nao param em todos os pontos, mas soh nos pontos que realmente fazem parte do roteiro de cada linha. E aqui voce nao faz sinal pro onibus: eles obrigatoriamente param nos pontos, mesmo que ninguem queira entrar ou sair.


Micro-onibus

Os micro onibus sao coisa bem recente em Belgrado. Foram implantados a pouco tempo, e a frota ainda eh bem pequena, basicamente soh pra cobrir um ou outro buraquinho do servico dos onibus normais.

Eles parecem vans, na verdade, vans bem grandinhas, com uma fileira dupla de assentos de um lado, e uma fileira de assentos "solo" do outro. Nesses nao tem como "entrar pela janela", porque voce paga diretamente pro motorista no momento em que voce entra nele.
Por isso soh peguei micro onibus uma vez, hehehe.


Bonde - a.k.a. tram, tramvaj ("tramvai")

Sim, Belgrado tem bondes!
Os bondes sao deliciosas sucatas dos tempos socialistas, haha. Provavelmente sao os principais responsaveis pelo trafico caotico aqui de Belgrado. Talvez seja por isso que eu goste tanto deles. E por causa da barulheira que as maquinas fazem quando os trams vao fazer a curva, haha. Adoro.

Os trams sao bem mais estreitos do que os onibus, normalmente com a carroceria pintada de vermelho ou entao semi-cobertos com anuncios e propagandas. O chao eh de borracha surrada e os assentos (de plastico surrado) sao vermelhos, cinza ou branco/creme. Nao consegui decifrar a ordem (se eh que realmente existe alguma) da arrumacao dos assentos dentro dos trams, mas isso nao eh relevante. Os trams sao sempre sanfonados, pois sao compostos de dois vagoes, com 2 pares de portas duplas (e ultra-barulhentas e brutas!) cada.

Os trams passam praticamente por todas as ruas principais da cidade. Diferente dos onibus, os eles param em todos os pontos - isto eh, todos os pontos que sao pontos de tram, eh claro. Eh o esquema eh o mesmo, voce nao tem que fazer sinal, eles sempre param onde devem. E dah pra "entrar pela janela" tambem.


Onibus eletrico - a.k.a. trolleybus

Os trolley me deixam em duvida quanto a minha preferencia pelos trams, hehe. Tanto os novos quanto os antigos sao legais embora, eh claro, os surrados e sucateados tenham um charme especial.

Eles sao meio que uma mistura dos trams com os onibus: espaco interno de bus, com assentos e visual de tram. E a brutalidade das portas dos modelos mais senior tambem eh exatamente como nos trams, hehe.
Alguns anos atras carros novos de trolleys comecaram a circular. Esses sao bem simpaticos tambem, e as portas sao mais sutis.


Trolley novo

O destaque nos trams eh quando o guia sai dos fios eletricos. e a coisa toda para: o motorista tem que sair do trolley, ir pra traseira do carro e puxar os fios da guia com o peso dele, tentando localizar a guia de volta nos fios eletricos, hahaha. E aih eh caos mesmo, porque os carros atras comecam a businar, os onibus que querem parar no mesmo ponto entulham toda a rua, as pessoas comecam a atravessar fora das faixas de seguranca - aproveitando o transito em suspensao - e por aih vai. Eh bem como naquele episodio do desenho animado sovietico "Nu, Pogodi", quando o lobo tenta perseguir o coelho num trolley, hahaha. No wonder, jah que todos os trolleys daqui de Belgrado sao fabricados na Russia :)


Pontos - a.k.a. stanica

Entao, quando voce chega em um ponto de onibus - aqui chamados "stanica" - voce tem que ver o que o cartaz diz: quais as linhas de onibus, micro onibus, bonde e/ou onibus eletricos que param ali. Alguns pontos dizem de quanto em quanto tempo um determinado tram, trolley ou onibus passam por ali. Embora nao seja saudavel se guiar muito por esses horarios nao, porque o transporte publico aqui nunca funciona na hora.



Algumas stanica ainda tem linhas de onibus noturnos (nos quais nao tem como "entrar pela janela", porque tem sempre cobrador). Soh peguei onibus noturno uma vez, voltando da ilha de Ada Ciganlija taaaarde da noite.

O forte dos pontos aqui certamente nao eh o design funcional. Os mais antigos tem bancos metalicos - que no inverno ninguem se arrisca a usar - e os mais novos e modernos tem o teto transparente - que no verao de 40 graus daqui com sol a pino, eh tortura garantida.


Apesar de todos os "tropecos" do transporte publico de Belgrado, o mais maravilhoso de tudo eh que funciona. Eh praticamente de graca (jah que 90% da populacao realmente "entra pela janela") e leva a gente de qualquer ponto pra qualquer ponto da cidade. Quase na hora :)

2 comments:

Anonymous said...

Adorei as curiosidades "autobusísticas", que varidade de produtos nas ruas, meninaaa =)

Estou com muitas saudades de vcs duas e doida pra saber das novidades! Já fui na Pécu, a gente tomou refresco, comeu chocolate e eu vi muitas fotos! Agora quero ver a de vcs!
=D
Beijos na vida!

Anonymous said...

You must be in Köln by now? I hope you had a wonderful time in Belgrade the second time around!
My mom is in Köln too, until Thursday (31st) for her Aunt's funeral.