Sunday 30 May 2010

Receita adaptada de Burek!


Pedro jogou a isca e eu peguei: nunca tinha me ligado em dividir minha maneira adaptada de fazer burek, mas achei super válida a idéia.

Tenham em mente que isso é uma adaptação brasileira do original balcânico: poucos em casa tem o espaço necessário para fazer a massa que se usa no burek original e alguns outros ingredientes (como o queijo feta e a banha de porco) são dificílimos (e caros!) de se achar por essas terras. Então lá vai!

Você vai precisar de:

- 1 pacote de massa fillo 300g (fig. 1)
- 1 pedaço de de queijo minas frescal (ou feta, se você estiver disposto a desenbolsar mais $)
- 1/2 kg de carne moída (qualquer carne serve, mas de 1ª é sempre melhor)
- manteiga derretida
- sal, pimenta, páprica (doce e picante), tomilho, noz moscada
- pincel de cozinha


Figura 1

 obs¹.: a massa fillo pode ser encontrada em mercados como o Zona Sul e Pão de Açúcar. Já vi a venda na Sendas uma vez, e até mesmo na rede Hortifruti. A marca mais comum é a Arosa, e o preço do pacote de 300g normalmente gira em torno de R$ 7,00 a R$ 10,00. Acredito que em lojas de produtos árabes e delicatessens seja possível achar massa fillo de melhor qualidade, mais artesanal. Dê uma procurada se puder!
obs².: os temperos são a gosto, não precisa usar todos os que listei, mas sal e pimenta são imprescindíveis.


1- Pra começar, arranje bastante espaço na bancada da sua cozinha, ou numa mesa qualquer.

2 - Numa bacia, tempere a carne como você achar melhor. Eu normalmente uso pimenta branca e a páprica (doce/eou picante). Curto colocar um tomilho tb, mas isso fica a gosto de cada um.
Se você escolher fazer o recheio de queijo, lembre-se de escorrer bem a água dele. rale o queijo minas o amasse-o bem com um garfo. Se achar necessário, acrescente um pouco de sal ao queijo (lembre-se de que estamos tentando "copiar" o queijo feta, que é bem salgadinho).

3 - Abra o pacote da massa fillo: você vai ver que ela vem enrolada e envolta em plástico. Desenrole o plástico com cuidado, abrindo a massa sobre a mesa: você vai ver que são várias folhas fininhas de massa, separadas por uma espécie de picote. Separe as folhas com muito cuidado pra não rasgar: se você tiver dificuldade, minha dica é ir pincelando um pouco de manteiga derretida (já morna/fria, não quente!) a medida que você for afastando uma folha da outra, pra que elas fiquem menos quebradiças. Se rasgar um pouquinho não é o fim do mundo!

4 - Estenda a folha de massa sobre sua bancada/mesa. Pincele manteiga por toda sua superfície até ela ficar toda amanteigada. Salpique a carne crua temperada de forma linear, sem exagerar muito na quantidade (pra que a massa não rasgue depois).
Se você for usar o queijo (ou outro recheio mais "molinho", como espinafre ou cogumelos) você pode salpicar o recheio sobre toda a superfície da massa, sem deixar que pedaços grandes se acumulem. (figuras 2 e 3).

 Figura.2

Figura 3

5 - Após colocado o recheio, comece a enrolar a massa pelo lado mais comprido da folha (fig 4). Após formado o "charutão", amasse/dobre as extremidades, fechando o "charuto" e enrole ele, formando uma espiral. Faça igual com todas as outras folhas de massa e arrange as espirais em um tabuleiro untado com manteiga (fig. 5).

 Figura 4

Outra opção aqui é você enrolar a massa de forma menos apertada, mais "achatada" um pouco, como se fosse um "rolinho primavera" comprido. Faça igual com todas as outras folhas e arranje os rolinhos um ao lado do outro em um tabuleiro untado com manteiga (fig. 6).

Figura 5

Figura 6

Antes de levar o tabuleiro ao forno, dê mais uma pincelada de leve de manteiga, só pra constar. A idéia de jogar gergelim por cima é ótima, principalmente no burek de queijo!

6 - Asse em forno médio (pré aquecido) por uns 15-20 minutos, ou até que a massa fique dourada.Como os fornos variam muito, eu aconselho que você de uma olhada após uns 10 minutos, só pra não correr o risco de queimar o seu burek.

7 - Agora aqui rola o pulo do gato: imediatamente após retirar o tabuleiro do forno, respingue água com a mão sobre o burek até que a fumaça pare e cubra-os com um pano de prato por uns 2 minutos: isso vai fazer com que a massa dê uma murchada essencial pra que ela não quebre e endureça quando esfriar!

Agora está pronto! Super recomendo que você pegue um bom iogurte (daqueles naturais, sem adição de açúcar e de preferência bem espesso) ou uma coalhada (normal ou seca) e coma junto com o burek. Fica sensacional ;)

3 comments:

Hernan said...

looks delicious

Ana said...

Hmm, tentarei essa! Parece delicioso!

viagra online said...

Este blog é de sopro da mente. Tenho que admitir que no começo eu pensei que não tinha nada interessante para oferecer, mas depois de ler alguns posts minha opinião mudou radicalmente.