Friday 8 August 2008

Porque Belgrado?!

Sabem, é engraçado isso. Sempre que me perguntam "Mas porque Belgrado???", eu fico sem saber dizer o porque. Eu penso em um milhão de bons motivos, mas são motivos que eu não tenho como explicar falando, ou com imagens e fotos bonitas e tal. E tentando explicar com palavras, esses motivos soam como os mais bestas do mundo. E não são.

Meu tio, por exemplo, esteve recentemente viajando pela França e Itália, e se encantou com tudo o que viu. Uma das coisas que ele me disse assim que voltou, meio que brincando, foi "Você que diz que gosta de Belgrado, diz isso porque ainda não esteve em Paris, ou em Roma. É primeiro mundo lá".
Realmente, Belgrado não tem milhares de lugares lindos pra ver como tem Paris, ou Roma, ou mesmo Berlim e Londres. E certamente também não é primeiro mundo. Existem milhares de problemas aqui, e tudo o mais. E talvez por isso eu me sinta tão bem aqui. De alguma forma, Belgrado "sente" familiar pra mim. Meio como se eu tivesse no Rio.
Não estou dizendo que o Rio não tem milhares de coisas lindas pra ver - tem sim. Mas tirando o "circuito turístico", a parte "cidade do dia-a-dia" que nós cariocas conhecemos não é exatamente a mais visualmente atrativa. E são justamente essas coisas que eu curto no Rio. A parte 'cidade' meeesmo, cinza, barulhenta, gente pra todo lado no centro da cidade, carros enlouquecidos e etc. E acho que seja talvez esse "feeling" uma das coisas que me conecta aqui com Belgrado.

Desde que consigo me lembrar, nunca senti no Rio o meu 'lar'. Sempre achei que aquilo lá não era pra mim, não era o meu lugar. E de repente, me sinto em casa em uma cidade lá no finzinho da Europa, com outra língua totalmente diferente, outros costumes, outra história. E com esses que citei acima e mais milhares de outros pontos comuns com o Rio - e me sinto em casa :)

3 comments:

Lucio said...

me identifico com varias coisas desse texto..
mas o engracado mesmo eh TER que explicar o "porque", ne? Como se viajar pra lugares incomuns (pra maioria) fosse de alguma forma menos vantajoso do que viajar pra lugares que todo mundo vai. E muitas pessoas nao sabem que eh justamente ao contrario! Uma das cidades mais fantasticas do mundo, a unica que nao quis voltar pra casa, foi Kiev, por exemplo...

Outra coisa: Os paises "nao desenvolvidos" sao muito mais interessantes. Voce aprende mais com pessoas que tem vivencia de vida real, que usam a criatividade pra vencer a crise, que tem mais calor humano. As "Suicas" e "austrias" da vida todo mundo danossa idade ja cresceu trancado em casa, carros, colegios... e continua todo mundo fechado, sem trocar, sem interagir... e ate sem reproduzir, como mostram as estatisticas de taxas de natalidades cada vez menores.

Alias, quando eh que a gente vai se encontrar la em angola, hein? ;)

bjos!

Carlota Joaquina said...

essa era uma pergunta que todo mundo fazia pra mim qdo eu decidi viajar pra Belgrado. Por que ninguém pergunta: "Por que Paris?" As pessoas perdem tanto indo somente para os lugares óbvios, que todos vão, que têm praticamente a mesma cultura e mesmo jeito de viver que nós.
É bom então, deixar um pouco o mundo globalizado e igual, e viver algo diferente.
Belgrado é mesmo apaixonante!

Anonymous said...

Oi Maria,

Gostei do teu blog e gostaria de te fazer uma pergunta: gosto de volei e a liga Mundial desse ano terá as finais aí em Belgrado. Atualmente, moro em Londres e estou tentando informações de como ir para a Sérvia. Me parece que é necessário visto, sabes se é verdade ?? e a rede ferroviária aí é confiável ?? Estou pensando em ir de trem da Alemanha.

Obrigado e parabéns pelo blog.