Tuesday 11 December 2007

1º dia em Belgrado!!!!!

Sabem assim, estado de graca? Sou eu aqui na Servia, hahaha. Estou muito maravilhada com tudo, e as coisas todas que aconteceram desde que chegamos aqui 2 dias atras, so deixam tudo ainda mais fantastico!

Acordamos 6 da manha pra pegarmos o taxi ate a estacao de trem e, de la, o trem ate o aeroporto de Dusseldorf. Nosso aviao - que mais parecia um micro onibus com asas, hahaha, da Lufthansa - saiu da Alemanha as 10:25, e chegamos em Belgrado por volta das 12 horas. Eu estava tao, mais tao tensa a viagem toda, que nao consegui tomar nada no cafe da manha nem comer no aviao - o meu coracao estava mega disparado, como se eu estivesse correndo minutos e minutos sem parar. Tomica, muito fofo, foi nos receber no aeroporto e de la pegamos o bus do aeroporto ate o centro de Belgrado. No caminho deu pra ver que a vegetacao estava toda queimada - Toma me disse que nevou nas ultimas semanas, e que em breve deve nevar denovo (yes!).

Momento emocao dentro do onibus foi quando vimos uma banda de metais saindo de dentro de uma van, no meio da cidade! Eu e Nara pareciamos duas criancas mongas e felizes apontando os trompetes, hahaha. E vimos, dentro de dois carros, instrumentos de sopro no banco do carona - foi um momento totalmente "eh, voces estao nos Balkans agora". A Nara disse que eu estava com um sorriso trincado de lado a lado, hahaha. Ela tambem estava :)

Ainda no domingo, porem a noite, resolvemos sair pra comer algo. Foi o momento "forasteiras" do nosso primeiro dia: parecia cena de filme do Emir Kusturica, hahaha. A Nara, traumatizada e dizendo que nao queria mais saber de falar alemao, praguejou muito quando perguntamos ao recepcionista do restaurante se ele falava ingles, e ele respondeu (em alemao), perguntando se a gente falava alemao, hahaha. Destino mesmo, da lingua germanica a Nara nao se livra tao cedo!

Acabamos comprando uma coisinha ou outra no mercadinho da esquina, pois estavamos acabadas demais pra andar e procurar qualquer outra coisa. Dormimos feito pedra de domingo pra segunda, uma beleuza.

Ai ontem saimos com o Tomica. Demos uma volta gigaaaante a pe, pela cidade, e foi maravilhoso. Denovo, eu estava tao deslumbrada com tudo, que esqueci totalmente de tirar qualquer foto, hahaha. Logo de inicio, eu e Toma fomos super premiados com um coco de corvo cada, e exatamente ao mesmo tempo, hahahahaha. Aqui tambem dizem que ser premiado com uma "arriada" de passaro eh sinal de sorte. Assim espero.

Fomos ao templo de Saint Sava, que eh um dos simbolos da cidade: o mais volumoso templo ortodoxo do mundo, eh uma coisa assustadora ate! Por fora ele esta quase todo terminado, porem por dentro, por conta da 2a. Guerra Mundial, e mais tarde por causa do governo comunista, a construcao por dentro nunca chegou a comecar de fato. Soh depois dos bombardeios da Otan em 99 eh que a construcao do interior de Saint Sava foi retomada. E tah muito longe ainda de terminar. Mas mesmo assim, eh muuuito, muito impressionante. Ao lado de Saint Sava tem uma especie de "anexo", pequenininho e totalmente terminado, todo decorado por dentro com afrescos bem bizantinos, feitos por artesaos russos que vieram pra Servia no inicio dos anos 90. Uma coisa de tirar o folego tambem, lindo demais.

De lah fomos andando ateh a parte mais conhecida da cidade, aonde paramos pra um cha com torta no cafe do teatro: g-zuz, que tortas eram aquelas??? Affffeeeee...

Enchemos a cara de pipoca, eu tirei meus primeiros dinares no caixa automatico... Uma emocao!

Depois fomos nos encontrar com um amigo do Toma num cafe muito legal tambem, e de la fomos, finalmente, pra Kafana!!!

Kafana, pra quem nao sabe, eh uma especie de pub a moda servia, com musica ao vivo e tudo o mais. Meu sonho de consumo durante o ultimo ano era estar numa dessas, hahaha. E lah estavamos nohs! Tao, mas tao inacreditavel! Conhecemos varios amigos do Tomica, super legais todos, ganhamos ateh presentinhos. E ficamos la, bebendo, conversando, cantando - e, mais tarde, quando o nivel etilico do pessoal jah estava elevadinho, dancando - ateeeeeh tarde.





Eu, Nara e Ivan








Toma e eu







Meu cabelo, a Nara, e a mao do Ivan, hahaha




Voltei pra casa ainda em mais estado de graca do que jah estava antes, hahaha. Foi fantastico demais. Amo Belgrado desde jah :))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Ps.: As fotos da catedral e do onibus eletrico nao fomos nos quem tiramos, sao so pra ilustrar por onde passamos e onde andamos.

3 comments:

Anonymous said...

one said ! she said ! I´ll be going again !!!
one said ! she said I´ll come home no more.
é ótimo poder participar de uma viagem de marco polo ao desconhecidos Balkans. e ver ao morto o que deixamos de ver ao vivo !!!

Anonymous said...

ahhhh, tete.... ttas coisas pra contar... ttas emoçoes.... tb to quase em estado de graça... preciso das suas iluminaçoes, pq nao sei se os sinais sao sinais de fato ou coisa da minha cabecinha quase desorientada... aiiii!!! wish i could reach you in belgrade.... with u know who.... ai ai...

Anonymous said...

"eh, voces estao nos Balkans agora".
É boa essa sensação de estar vivendo um sonho, né???
Tudo é mágico!!!
Bjos!!!